A fé é uma realidade universal

imrsO ser humano é um ser religioso, pelo fato de Deus ter implantando nele a “eternidade” (Eclesiastes 3:11), ou o que Calvino chama de “senso de divinidade” ou de “semente da religião”. É por isso que estamos sempre buscando algo que nos satisfaça, que nos dê propósito e significado, que preencha algum vazio na alma e no coração.

A fé é a realidade mais profunda do ser humano, e portanto, ela é capaz de guiar nosso pensamento e estilo de vida. Nós pensamos e agimos de acordo com aquilo que cremos. Agora, se somos seres que vivem naturalmente motivados pela fé e pela religiosidade implantada em nós pelo próprio Deus, essa realidade traz pelo menos uma importante implicação:

Não podemos dividir o mundo entre crentes e não crentes uma vez que todas as pessoas possuem essa semente da religião. Todo mundo acredita em alguma coisa. Todas as pessoas carregam consigo uma crença em algo ou em alguém, e isso é o que as motivam em seu modo de pensar e agir. É claro que o objeto da fé difere de pessoa para pessoa, cada pessoa expressa a sua religiosidade de uma maneira diferente, porém, por causa do pecado, o ser humano geralmente busca em outras criaturas ou em outras fontes, aquilo que só pode ser plenamente satisfeito pelo Criador. Deste modo, o correto seria fazermos a distinção entre aqueles que possuem a fé salvadora (em Cristo) e aqueles que não possuem. A fé salvadora em si é melhor compreendida como um ato gracioso em que Deus redireciona aquela fé e aquela religiosidade que é natural à todo ser humano. A fé salvadora é uma fé redirecionada por Cristo.

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s