A graça que nos educa

15ACA_AI_Hero_Audience-BabyBoomersEm todos os tempos e em todos os lugares, os cristãos têm o dever de viver uma vida que não leva vergonha à religião cristã. É esperado daqueles que se dizem cristãos, um comportamento adequado, um estilo de vida que é condizente com o que ele diz crer. Se dizemos que somos cristãos, temos de nos comportar como tal. Vivemos na contracultura, na contramão da sociedade, nossa maneira de pensar e de agir deve ser diferente da maneira do mundo. Esta é a exortação que Paulo dá em Romanos 12.2: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês.” (NTLH). na Carta a Tito, Paulo escreve:

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze. (Tito 2.11-15)

Com estes versos, Paulo afirma que a vida prudente, correta e dedicada a Deus é possível, mas não para qualquer um, afinal de contas, o pecado entrou no mundo, e somos o tempo todo atacados por todos os lados por ele, muitas vezes influenciados a fazer coisas erradas e viver de modo vergonhoso. O que Paulo nos ensina é que esta vida prudente, correta e dedicada a Deus é possível ser vivida somente por aqueles que foram alcançados pelo evangelho da graça de Jesus Cristo. Esse que receberam a graça salvadora de Deus são ensinados a abandonar a descrença e as paixões mundanas e a viver um vida que glorifique a Deus.

Esta vida ela é vivida aqui neste mundo (v.12), enquanto se espera o dia da vinda de Cristo (v.13), e tem por objetivo testemunhar a Cristo e evitar que os inimigos da fé cristã falem mal da mensagem de Deus. Quem nos ensina a viver de tal maneira é o evangelho da graça de Jesus Cristo e não as nossas boas obras. É o evangelho que nos educa, instrui e nos ensina a viver uma vida digna e correta diante de Deus. E só vive dessa maneira os que foram alcançados pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo, afinal de contas, foi Ele quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a ele e que se dedica a fazer o bem (v.14).

Somente quando o evangelho é aplicado em nossos corações e nós desfrutamos da graça maravilhosa de Jesus Cristo é que nós conseguimos viver corretamente diante de Deus e diante dos homens. É o evangelho da graça que nos educa em toda a conduta cristã.

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s