Deus além da missão

884d83c6c0d004f4665da1f01d3e9c6db74f2405

No que diz respeito à missão da igreja, uma das mudanças mais importante que tem acontecido nos dias de hoje é o enraizamento da missão na natureza do próprio Deus: toda missão é missão de Deus pois o Deus trino é um Deus missionário. Um conceito que tem se tornado muito comum para expressar esse pensamento é o da igreja missional.

Este entendimento da missão da igreja tem trazido um avanço significativo e importante, tem gerado mudanças de paradigmas, e tem despertado muitos crentes para a urgência da obra missionária. Acredito de verdade na igreja missional, e que ela pode ser muito mais efetiva em alcançar os perdidos nos dias de hoje. Porém, o grande problema que vejo é o risco de se restringir Deus à missão, de maneira que eu só consigo enxergar Deus como um missionário. O grande risco que a igreja missional enfrenta é o de limitar o Deus trino à missão de evangelização da igreja, por mais importante e fundamental que tal missão seja. E aqui eu não estou dizendo que isto é regra e que acontece com toda igreja missional. Estou apenas alertando para um perigo que pode ou não ocorrer, baseado em uma leitura que fiz de um livro chamado “An Introduction to the Science of Mission“, escrito por J. H. Bavinck.

J. H. Bavinck, em sua obra, lembra seus leitores não só que Deus está trabalhando (em missão) tanto na igreja como no mundo, mas também que Ele existe em glória e majestade, e para a glória e majestade do seu próprio nome. Deus não é apenas o Deus missão… É necessário enfatizar que Ele não existe apenas em missão no mundo, mas que Ele existe principalmente para a sua própria glória e louvor. Portanto, manifestar a glória e a majestade de Deus é a função principal da igreja. J. H. Bavinck afirma que, se a gente só vê Deus como missionário, se enfatizamos tão somente a Missio Dei (missão de Deus), podemos perder esta realidade de vista. Talvez você não veja grande problema com tais conceitos, mas isso pode se tornar um problema prático, pois se eu só possuo uma visão restringida de Deus como missionário, eu posso correr o risco de focar toda a minha vida e o culto da igreja muito mais no que as outras pessoas estão pensando ou dizendo do que no caráter do próprio Deus santo e digno de toda glória. Deus é digno de toda glória, louvor e honra para o seu próprio benefício, porque Dele e por Ele e para Ele são todas as coisas (Cf.: Romanos 11:10). O problema não está em ser missional ou enfatizar o Deus que está em missão no mundo. Como eu já disse, esse modo de ser igreja tem revolucionado muitos cristãos e revitalizado muitas igrejas. O problema, porém, está em restringir Deus à missão da igreja.

De fato, ser cristão é ser missionário. Fomos chamados para sermos “pescadores de homens“. É verdade que somos testemunhas de Cristo onde estivermos. Esta é a natureza do cristão. Contudo, o Deus trino é muito mais do que apenas o Deus em missão, e à medida que trabalhamos para plantar e renovar, à medida que nos engajamos em atividades missionais, à medida em que amamos o perdido e fazemos missão no mundo em que vivemos, nunca podemos perder de vista que a doxologia (louvor e adoração pela glória de Deus) deve ser a nossa principal canção. Quando a missão, e não a doxologia, se torna a nossa única e principal canção, perdemos algo fundamental, essencial e primário. A glória de Deus deve ser o maior motivador da missão da igreja.

Sejamos missionais, mas nunca nos esqueçamos de que a doxologia é a nossa principal canção, e o Deus de toda glória, apesar do fato de estar em missão no mundo, está muito além da missão da igreja, e não está restrito à ela.

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s