Lamento

father-son-holding-handsNicholas Wolterstorff é filósofo cristão, professor de filosofia na Universidade de Yale. Ele é também autor do livro objeto deste trabalho, chamado “Lamento – A fé em meio ao sofrimento e à morte”. Neste livro, Wolterstorff expressa toda a sua dor e sofrimento ao enfrentar a morte de seu filho Eric, com apenas 25 anos de idade em um acidente de alpinismo na Áustria.

Lamento_capaEm uma linguagem poética, Wolterstorff compartilha sua experiência de luto de maneira vívida e sincera e nos mostra que o sofrimento e a dor fazem parte de nossa vida, e não temos como fugir. Precisamos aprender a passar pelo sofrimento e a confiar em Deus nos momentos de dor. Assim como na Bíblia, principalmente no livro de Salmos, existem vários salmos de lamento, onde o salmista expressa toda sua angústia e dor perante Deus, precisamos aprender a lamentar e derramar nossas lágrimas diante de Deus e confiar que Jesus Cristo, nosso sumo sacerdote, sabe o que estamos passando e se compadece de nós, como o autor de Hebreus nos garante.

A leitura deste livro nos ajuda a lidar com nossa própria dor e a nos aprofundar em uma vida mais humana, sem negações e com esperança em meio ao sofrimento. Lamento também nos ensina muitas coisas, como: saber o que falar e quando falar quando alguém está sofrendo (e muitas vezes, nem é preciso dizer nada). Às vezes, diante da dor do outro, apenas um abraço é suficiente. Wolterstorff diz que nem mesmo as melhores palavras podem acabar com a dor.

Mas a grande verdade que o livro transmite é que o sofrimento tem um fim. Existe algo além da morte. Existe uma esperança e uma promessa que não se encerra aqui. Deus nos revelou a vida e nós temos esperança nesse Deus que deseja nos dar essa vida. O sofrimento nessa vida terrena é inevitável e todos nós teremos que enfrentar. Esta realidade marcada pelo pecado e pela dor é dura. Todos passaremos por momentos difíceis, de dor e morte, mas haverá um dia em que Cristo enxugará de nosso rosto toda lágrima, e não haverá mais dor, sofrimento, e nem morte.

Cristo venceu a morte, portanto a morte não pode ser a última palavra para o cristão, apesar da dor e do sofrimento. É em Cristo que está nossa esperança, pois foi Ele quem carregou as nossas dores e é Ele quem cessará toda angústia nos garantindo a vida eterna.

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s