O discípulo e a igreja

Jesus-style-discipleship

A figura do discípulo no Novo Testamento é muito importante. A palavra discípulo significa “aluno” ou “seguidor”. João Batista tinha seus discípulos (Mt 9:14), alguns fariseus tinham seus discípulos (Mt 22:16). Os judeus se consideravam discípulos de Moisés (Jo 9:28). No mundo grego, os filósofos tinham seus alunos. Jesus escolheu doze para o seguir e aprender com ele. Esses doze o chamavam de Mestre, e eles foram chamados de discípulos.

Após a morte e ressurreição de Jesus, o círculo dos doze aumentou. Não apenas aqueles doze eram considerados discípulos, mas todos aqueles que creram no testemunho deles à respeito de Cristo, e colocaram sua fé Nele. Agora, os cristãos são chamados discípulos de Cristo. A igreja é a comunidade dos discípulos de Jesus. E sabe qual era o principal objetivo dos discípulos, desde os tempos bíblicos? Ser igual ao mestre. A meta de cada discípulo era aprender com o mestre e se esforçar ao máximo para ser como ele.

A compreensão disso muda completamente o modo como entendemos e pensamos a igreja. Se a igreja é a comunidade de discípulos de Cristo, e a principal meta de um discípulo é ser como o Mestre, então, o principal objetivo de cada cristão é aprender com Cristo, através de suas palavras e ações, e ser como Ele. O discípulo de Jesus não foi chamado para ficar sentado em um banco sendo tratado como um coitadinho a vida toda. O discípulo de Cristo não foi chamado para ser tratado eternamente como um bebê espiritual, tendo a igreja como um berçário ou um hospital. O discípulo de Cristo não foi chamado para ser um consumidor espiritual (consumindo pregação, culto e serviços) como se a igreja funcionasse somente para ele, como uma empresa funciona para o cliente. O discípulo de Cristo não foi chamado para frequentar uma igreja como ele frequenta um clube.

O discípulo de Cristo foi chamado para seguir os passos de Jesus, para crescer no conhecimento e na graça de Cristo e influenciar o mundo onde ele vive com o evangelho de Cristo. O discípulo de Cristo foi chamado para ser capacitado com a Palavra de Cristo e capacitar uns aos outros, a fim de serem efetivos na missão de testemunhar à respeito do Mestre em todas as esferas da sociedade. O discípulo de Cristo foi chamado para fazer o que Jesus fez, ser ativo na igreja e na sociedade, no serviço, no amor um pelo outro e no evangelismo. Quando o cristão entende o seu papel como discípulo, a igreja muda.

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s