Padrão bíblico de liderança

img_men1

As duas cartas à Timóteo e a carta à Tito são conhecidas como “cartas pastorais”, ou seja, são cartas enviadas a pastores e líderes para orientá-los na condução das igrejas. Em 1 Timóteo 3:1-13, Paulo fornece uma lista de qualificações para ajudar Timóteo a encontrar e nomear líderes para as igrejas. Quais são essas qualificações?

Porque estudar sobre as qualificações dos líderes ou oficiais (pastores, presbíteros, diáconos)? Primeiro, porque a Bíblia fala sobre o assunto. Segundo, porque traz discernimento à igreja para avaliar os seus líderes. Terceiro, porque serve para o líder ou futuro líder fazer uma auto-avaliação. Quarto, porque na verdade, essas qualificações são qualificações que todo crente deveria buscar, independente dele ser um líder ou não. Quinto, porque é a maneira de Deus orientar a igreja, para que ela reconheça ou não a pessoa como líder.

“Fiel é a palavra” (v.1) – Paulo refere-se à declaração que ele irá fazer acerca dos líderes, ou seja, essa palavra sobre os oficiais da igreja é fiel, verdadeira.
“Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja” (v.1) – aspirar é desejar. Se alguém deseja o episcopado (ofício, ministério de supervisão, dirigente de uma igreja cristã), excelente obra almeja, é bonito, louvável, maravilhoso. Porém, não é suficiente apenas desejar. Não basta eu apenas querer ser um oficial ou um líder da igreja.

“É necessário, portanto…” (v.2) – Não basta eu apenas aspirar ser um líder na igreja. A Bíblia nos traz um padrão, e o apóstolo Paulo vai nos trazer uma lista de qualificações para aqueles que desejam servir como um oficial da igreja, como um líder na igreja, tanto presbíteros como diáconos. E quando Paulo diz que “é necessário”, ele não está apenas dando algumas dicas de como os líderes devem ser, ele está estabelecendo um padrão, tem que ser assim! São condições impostas àqueles que aspiram ao episcopado, ao cargo de liderança.

Se prestarmos bem atenção na lista de qualificações que a Palavra de Deus nos traz, vamos notar que a Bíblia dá muito mais ênfase na pessoa do líder do que nas obras que ele realiza. Para Paulo, mais importante do que aquilo que a pessoa fazia, era quem aquela pessoa era.

Portanto, em primeiro lugar, Paulo vai dizer que os líderes da igreja devem ter um caráter aprovado.

1 – Caráter

O líder da igreja deve ser irrepreensível (v.2 e 10). Significa que o líder “não deve ser estigmatizado por nenhuma infâmia que leve sua autoridade ao descrédito.” (Calvino). Alguém com caráter aprovado por Deus, que não causa escândalos na igreja e nem fora dela, e não serve de pedra de tropeço para ninguém. Ser irrepreensível não é ser perfeito e sem pecado, mas ter uma boa reputação, andar com Deus e influenciar a outros com seu caráter.

“Marido de uma só mulher” (v.2); “Temperante”, “sóbrio” (v.2) – controlado; moderado, de mente sã, equilibrado, que freia os próprios desejos e impulsos; “Modesto” (v.2) – bem organizado, conveniente;
“Hospitaleiro” (v.2) – generoso, que trata bem as pessoas, principalmente as visitas; “Apto para ensinar” (v.2) – “os que são incumbidos de governar o povo devem ser qualificados para o ensino” (Calvino). Paulo está recomendando sabedoria no traquejo de aplicar a Palavra de Deus visando à edificação do povo. Ou seja, deve ser alguém que ama a Palavra e estuda a Palavra; “Não dado ao vinho” (v.3) – descontrolado, que bebe em excesso;
“Não violento, porém cordato, inimigo de contendas” (v.3) – não briguento, mas íntegro, suave, gentil, pacífico e pacificador; “Não avarento” (v.3) – não amante do dinheiro, dos lucros. Alguém que ama mais as pessoas do que os bens e coisas.

Ser irrepreensível é buscar viver de acordo com a Palavra de Deus. O padrão é elevado, mas nós não poderíamos esperar algo menor de um Deus que é extremamente santo e justo. Nosso Deus é elevado, e o seu padrão também.

Você é alguém de caráter aprovado por Deus? Calvino afirma que para que o líder não se veja privado de autoridade, Paulo ordena que se faça uma seleção daqueles que desfrutem de excelente reputação e sejam eximidos de qualquer mancha ou mácula.

Depois de falar sobre o caráter dos oficiais da igreja, Paulo vai tocar em outra ferida. Em segundo lugar, os líderes da igreja devem ter liderança.

2 – Liderança no lar

O líder da igreja de Cristo deve ser alguém “que governe bem a própria casa” (v.4 e 12) – governar: superintender, presidir, ser o protetor do lar, provendo ajuda, cuidado, atenção e liderança. Paulo está dizendo que o líder da igreja precisa primeiro ser líder em casa, seja o chefe da família.

“Criando os filhos sob disciplina, com todo respeito” (v.4 e 12) – respeito mútuo. Paulo está falando de alguém que aprendeu a governar sua família com saudável disciplina, pois seria uma tristeza muito grande para o líder que tenha filhos que levam uma vida dissoluta e escandalosa.

“Se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?” (v.5) – Paulo está dizendo que o homem que não é apto para governar sua própria família será incapaz de liderar um povo, a igreja de Deus. Calvino faz a seguinte pergunta? “Que autoridade pode um homem ter no seio de um povo quando sua própria vida familiar o faz desprezível?” O oficial da igreja, em segundo lugar, deve ter liderança, a começar pela própria casa. E em terceiro lugar, os líderes e oficiais da igreja devem ser pessoas maduras.

3 – Maturidade

“Não seja neófito” (novo na fé) (v.6) / mas que seja “experimentado” (v.10) – A Palavra de Deus exige que o líder da igreja seja um homem maduro espiritualmente, possuindo algum tempo de igreja. Sendo assim, aquela que almeja o ministério deve ter maturidade suficiente para liderar a congregação em questão.

Paulo não está desqualificando os jovens para o ministério, pois o próprio Timóteo era um jovem ministro e não deveria ser desprezado por causa disto (4.12). A questão envolvida aqui é a restrição quanto a cristãos imaturos para o exercício do oficialato. Esta passagem também não isenta “veteranos de igreja” do exame, pois anos de igreja nem sempre são reflexo de maturidade. O líder deve ser coerente biblicamente, íntegro, tanto na igreja quanto em sua vida na sociedade como um todo (“bom testemunho dos de fora” – v.7)

Conclusão

Todas essas qualificações que Paulo traz para os líderes da igreja, podem ser expressadas com essas três palavras: Caráter, Liderança e Maturidade. O pastor, presbítero ou diácono da igreja deve apresentar um caráter aprovado, deve ser o líder de sua família, saber governar a própria casa, e deve ser alguém maduro.

Talvez você pense que Paulo é exigente demais, essa lista é pesada demais e que é impossível preencher todos os requisitos. A verdade é que toda essa lista de qualificações para a liderança da igreja de fato é densa, difícil de preencher, o padrão é elevado. Porém, essa lista de qualificações não vem até nós simplesmente por esforço próprio, nós não preencheremos todos os requisitos por nós mesmos. Precisamos de muita graça para lideramos a igreja de Cristo.

Essas qualificações são qualificações que o próprio Deus estabeleceu em sua Palavra, e portanto, só ele pode nos dar os recursos e a capacidade para vivermos assim. Cristo é o líder por excelência, e Nele nós encontramos tudo o que precisamos para servir a igreja de Deus.

O verdadeiro líder cristão, antes de pensar em preencher todos os requisitos, precisa andar com Deus, buscar os recursos de Deus, caminhar em total dependência de Deus, porque Nele as necessidades são supridas, somos capacitados e motivados a servir como pastor, presbítero, diácono ou em qualquer outra área que Deus nos colocar. O padrão bíblico de liderança só pode ser atingido quando andamos com Deus e dependemos Dele.

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s