Salvação para todo mundo

9a5ad646-78a6-4821-827b-34644bf8521bExiste uma posição teológica chamada de “universalismo”, que ensina que toda a humanidade será salva. Todas as pessoas tem um lugar à mesa do Senhor, pois, baseado em João 1.29 que diz: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”, os pastores e teólogos adeptos do universalismo, crêem e ensinam que Cristo tirou os pecados de todas as pessoas e do mundo todo, por isso, o pecado já não é algo com que temos que nos preocupar mais, afinal de contas, Jesus já garantiu o lugar do mundo inteiro no céu. No final, o amor vence e todos serão salvos. Será?

Um pregador brasileiro renomado afirmou em um sermão pregado em 2011 que, desde que isso é verdade, o arrependimento já não é mais necessário para sua salvação. Se já não há mais pecado, pois o Cordeiro de Deus tirou o pecado do mundo, não há a necessidade de arrependimento. Basta você desejar ser salvo e seu lugar à mesa do Senhor no céu está garantido.

O universalismo contraria o ensino bíblico, e aqueles que são adeptos desta posição teológica e ensinam a suas igrejas assim, estão indo contra o ensino da Palavra de Deus. E o grande problema é que não estamos falando de apenas uma posição teológica secundária, algo sem importância e que não afeta o dia a dia das pessoas. Estamos falando de algo muito sério porque diz respeito ao destino de pessoas. Milhares de pessoas estão sendo ensinadas que Cristo tirou o pecado do mundo inteiro e que não há a necessidade de arrependimento e que todos serão salvos. Como essas pessoas vão lidar com a questão do pecado em suas vidas?

Em primeiro lugar, aqueles que ensinam o universalismo, desconsideram o ensino de João Batista e do próprio Jesus de arrependimento. A pregação de Jesus era: “… arrependei-vos e crede no evangelho.” (Marcos 1.15). A mensagem de Jesus era uma mensagem que levava seus ouvintes a se arrepender dos seus pecados e crer no evangelho de Cristo. Arrependimento e fé são as marcas da verdadeira conversão. Sem arrependimento e fé produzidas pela ação regeneradora do Espírito Santo, não há conversão e não há salvação. Aqueles que foram escolhidos por Deus se arrependerão dos seus pecados e crerão em Jesus Cristo, o Filho de Deus. Arrependimento e fé mostram que alguém é eleito por Deus para a salvação.

Em segundo lugar, aqueles que ensinam o universalismo, desconsideram a mensagem bíblica sobre a realidade do inferno, afinal de contas, todos devem ser salvos. Na mesma mensagem deste pregador, ele coloca todo mundo no céu, assentado ao lado de Jesus, inclusive Adolf Hitler, Judas e Herodes. Eles não precisaram se arrepender e nem confessar os seus pecados, pois o lugar deles já estavam garantidos. Para os universalistas, o inferno não tem sentido. Mas a Bíblia afirma que o inferno existe e é real, e aqueles que não se arrependerem dos seus pecados e não crerem em Jesus Cristo, o Filho de Deus, irão para lá. O próprio Jesus foi quem mais falou sobre inferno na Bíblia (Mateus 5.22; 5.29-30; 10.28; 11.23; 16.18; 18.9; 23.15; 23.33; 25.41; entre outros textos…)

Portanto, a doutrina do universalismo é uma heresia que contradiz o ensino da Palavra de Deus. O apóstolo Paulo nos diz que o salário do pecado é a morte, e todos pecaram e carecem da glória de Deus. Sendo assim, é necessário que nos arrependamos dos nossos pecados, que confessemos a Deus os nossos pecados e que creiamos em Jesus Cristo, o Filho de Deus. Arrependimento e fé são as marcas da verdadeira conversão, e são produzidas no coração e na mente dos eleitos pelo agir regenerador do Espírito Santo. Sem arrependimento e fé, não há conversão, e se não há conversão, não há salvação. A Bíblia nos coloca diante de dois caminhos, duas portas, dois destinos: aqueles que se arrependem dos seus pecados e crêem em Jesus Cristo vão para o céu, para junto de Deus, e aqueles que não se arrependem dos seus pecados e não crêem em Cristo, vão para o inferno! É isso que a Bíblia diz e é nisso que eu creio.

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s