Sobre o neo-calvinismo holandês

recovering-the-reformed-confession_editO neo-calvinismo holandês (Herman Bavinck e Abraham Kuyper, por exemplo) é uma excelente opção para uma compreensão bíblica e reformada da nossa missão no mundo, pelas seguintes razões:

1 – O neo-calvinismo holandês insiste em um entendimento integrado das doutrinas da criação, queda e redenção. Ele entende que o mundo todo pertence a Deus e foi criado de maneira boa e excelente, porém, com a queda da humanidade, aquilo que era bom foi deturpado pelo pecado.

2 – O neo-calvinismo holandês enfatiza a boa e dinâmica ordem criacional de Deus. A ordem da criação é fundamentada na fidelidade da aliança de Deus. De acordo com Bavinck, tudo é criado por Deus de acordo com sua natureza e com leis específicas. Kuyper desenvolve a doutrina da soberania das esferas na diversidade da criação. Toda criação e todo relacionamento humano está sujeito à autoridade da soberania de Deus.

3 – O neo-calvinismo holandês afirma o desenvolvimento histórico da criação. O desenvolvimento da tecnologia, o avanço da ciência, a construção das sociedades, relacionamentos e estruturas são resultados da resposta humana aos mandatos criacionais (Gênesis 1:28; 2:15), e são responsabilidades de todo cristão.

4 – O neo-calvinismo holandês reconhece que existe uma batalha dentro de cada esfera da sociedade e dentro de cada ser humano. É batalha entre a inclinação de se submeter ao governo soberano de Deus e a inclinação de se rebelar contra Deus. Quando o neo-calvinismo fala em redimir ou transformar a cultura e as esferas da sociedade, significa glorificar a Deus em tudo e com toda a nossa vida. É uma transformação feita pela atuação da Verdade e da obra santificadora do Espírito, das áreas da nossa vida marcadas pelo pecado.

5 – O neo-calvinismo holandês tem investido muita energia ao longo dos anos para desenvolver uma teologia pública, e ela reconhece a importância disso para a igreja de hoje. Precisamos de uma teologia que seja enraizada e fundamentada nas Escrituras e na tradição cristã, e que seja relevante para as esferas públicas da sociedade e para todas as áreas da vida humana.

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s