Herman Bavinck e a importância da família

71jmQ4cf2QLTodos nós somos produtos do estilo de vida de nossa família, daqueles que nos cercam, entre outros fatores. Herman Bavinck, teólogo e pastor reformado holandês que viveu entre 1854 e 1921, era filho de Jan Bavinck, também pastor. Foi batizado na infância, recebeu instruções cristãs de sua mãe, foi exposto à leitura diária das Escrituras, às orações ao redor da mesa, e ao aprendizado dos credos e confissões da fé cristã. Mas o que essa família holandesa pode nos ensinar sobre a importância da família?

Na família de Bavinck, a educação era algo central e de extrema importância. Seu irmão disse certa vez: “Nós raramente recebemos admoestações diretas de nossos pais, mas todas as indiretas exerceram uma influência em nós e nos levaram à uma sincera piedade e uma devota caminhada de fé”. Em seus pais, os irmãs Bavinck viam uma espiritualidade saudável, vida de oração e comunhão com Deus. Em seu livro “The Christian Family” (A Família Cristã), Bavinck expressa sua própria experiência ao afirmar: “O lar é e sempre será o instituto educacional mais excelente.” Nenhuma escola ou igreja pode substituir o lar. Bavinck diz que o lar é a escola da vida.

Talvez o grande problema das famílias de hoje, e o causador de muitas crises, é a transferência de responsabilidades e a terceirização da educação dos filhos. Muitos pais querem transferir a responsabilidade de criar e educar seus filhos para a escola ou igreja. No entanto, não é papel da escola ou da igreja criar e educar os filhos. Essa responsabilidade Deus deu aos pais. É no lar que a criança deve aprender o amor, a educação, o respeito, e a gratidão. É com os pais que os filhos devem aprender a ser homem e mulher, marido e esposa, pai e mãe. É no lar que as crianças devem conhecer a Deus e as Escrituras. A escola, a igreja, e qualquer outra instituição são importantes para auxiliar a família neste processo, mas não para assumir totalmente o papel dos pais na criação e educação dos seus filhos. Essa é uma responsabilidade familiar, e não deve ser terceirizada.

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. (Deuteronômio 6:6-7).

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s