O ser humano e a responsabilidade moral

maxresdefaultO ser humano foi criado por Deus com a capacidade de escolher e tomar decisões. Não haveria razão nenhuma para dizer que alguém é culpado ou merece ser punido se ele não fosse responsável moral pelos seus atos (o mesmo pensamento também vale para alguém que merece ser honrado ou recompensado). Em outras palavras, o ser humano é criado por Deus como sendo responsável moral pelos seus atos. Cada pessoa é responsável pela sua conduta, para o bem ou para o mal.

Com a entrada do pecado no mundo, o ser humano não perdeu totalmente sua liberdade de escolha. Essa liberdade não foi eliminada, mas foi corrompida e deturpada. Ele ainda continua sendo responsável pelos seus atos, porém, ele não consegue salvar-se a si mesmo, ele é incapaz de alcançar o perdão e a redenção por seus atos maus e pecaminosos sem a graça de Deus.

A graça cura e restaura a capacidade humana de obedecer a Deus, honrar a Jesus, fazer o bem e andar segundo as Escrituras. Ou seja, no que diz respeito à redenção, o ser humano é totalmente passivo e Deus é o agente que salva unilateralmente, sem precisar da ajuda humana. E um dos resultados de tal redenção é a restauração de nossa capacidade de escolher o bem, amar a Deus e obedecer a seus mandamentos. Por exemplo, uma vez que somos salvos pela graça e capacitados pelo Espírito a viver de maneira agradável a Deus, somos inteiramente responsáveis pelo desenvolvimento de nossa vida cristã no processo de santificação.

Sendo assim, a determinação e providência de Deus é “compatível” com a escolha voluntária do ser humano. Um não exclui o outro. À luz da Escritura, as escolhas humanas são projetadas para serem exercidas de forma voluntária, mas os desejos e circunstâncias que dão origem à essas escolhas ocorrem através da ação e providência divina (Cf.: Atos 2:23 e 4:27-28).

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s