A relação entre as pessoas da Trindade

trinityEsta é apenas uma breve reflexão sobre a relação entre as pessoas da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo:

Estas três pessoas são um só Deus, iguais em poder, glória e majestade. A relação essencial entre as pessoas da Trindade não implica em uma relação de autoridade, subordinação ou submissão. Eles estão ligados por uma comunhão irreversível: O Pai não foi feito de ninguém, nem criado, nem gerado. O Filho é gerado do Pai somente, nem feito, nem criado, mas gerado. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho. Os teólogos chamam essa relação de Trindade imanente ou ontológica. Ela diz respeito ao ser da Trindade.
 
No entanto, Pai, Filho e Espírito Santo livremente planejaram criar, e, eventualmente, redimir um povo para si mesmo. Este acordo livre, porém eterno, de redenção é conhecido como o “pactum salutis” ou Pacto da Redenção. Esta é uma relação econômica que envolve a submissão voluntária. As pessoas da Trindade possuem diferentes papéis na realização da redenção. Os teólogos chamam isso de Trindade econômica. Ela diz respeito à obra da Trindade.
 
A relação entre a Trindade ontológica ou imanente e a Trindade econômica, principalmente no que diz respeito ao Pacto da Redenção, é a base teológica e prática da missão da Igreja. O fundamento missiológico da igreja se encontra no ser e na obra trinitária.
 
Obs.: Mas isso é assunto para um próximo possível projeto de dissertação de doutorado.
Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s