O coração e a formação espiritual

formacaoespiritualDallas Willard nos exorta que é no coração que se encontra o centro, o lugar da personalidade humana que é o foco da formação espiritual. Por formação espiritual, Willard está falando do processo de crescimento e amadurecimento do cristão à imagem de Cristo. Willard aponta algumas realidades à cerca da importância do coração para a formação espiritual:

(1) Provérbios 4.20-23 nos diz que devemos guardar as palavras de sabedoria de Deus. “Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.” E depois ele nos exorta: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

(2) Em Marcos 7.15,20-23 Jesus ensina sobre a verdadeira fonte de todo mal na vida humana. “Não há nada fora do homem que, nele entrando, possa torná-lo ‘impuro’. Ao contrário, o que sai do homem é que o torna ‘impuro’… Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’”.

(3) Em Lucas 6 Jesus ressalta que “Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom” (v.43). É a natureza interior da árvore que determina o seu produto, a qualidade do fruto exterior. Da mesma forma, “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração” (v.45).

Portanto, a formação espiritual na tradição de Jesus Cristo é o processo de transformação da dimensão mais íntima do ser humano, o coração, que é onde estão localizados o intelecto, as afeições e a vontade. Esta transformação é realizada pela graça de Deus que nos capacita a praticarmos disciplinas espirituais e a vivermos em obediência à Cristo. E esta formação (transformação) do coração acontece de tal forma que a sua expressão natural passa a ser os atos de Cristo feitos no poder de Cristo.

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s