Vida cristã rumo ao amor (Agape)

loveCaminhamos rumo à plenitude de Cristo e à maturidade cristã. As Escrituras nos mostram claramente que esta progressão cristã culmina no amor (agape). Agape é a mais alta forma de amor. É o amor que Deus tem por nós e nós devemos ter por Ele como resultado da graça redentora e transformadora. A formação espiritual é, no entanto, uma progressão da vida cristã rumo ao Agape, ao amor de Deus:

Em 2 Pedro 1.5-7 a lista de Pedro culmina em agape: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.”

Colossenses 3 nos traz uma maravilhosa progressão que conclui: “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” (v. 12-14). Romanos 5 conclui sua progressão com essas palavras: “porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” (v.5)

Portanto, no Novo Testamento a maturidade cristã não é alcançada através de um conhecimento puramente intelectual. O amor (agape) é o clímax e o centro da formação espiritual cristão; do discipulado cristão. Nós progredimos e somos aperfeiçoados pela graça de Deus a fim de alcançarmos esse amor e vivermos nesse amor.

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s