A importância dos credos e confissões para a igreja

church-at-night-iceland_00449588Há mais ou menos um ano atrás, durante meu curso de mestrado, li um texto do Dr. Lyle Bierma, um dos professores do Calvin Theological Seminary, sobre a importância de uma igreja ser confessional. Ele começa com a questão: O que significa ser uma igreja confessional? O que são as confissões?

Segundo o autor, confissões são: (1) declarações de fé, (2) adotadas por uma igreja, (3) fundamentadas nas Escrituras, e (4) dirigidas para uma situação histórica. Alguns exemplos são: Credo apostólico, Credo de Nicena, Confissão Belga, Cânones de Dort, Catecismo de Heidelberg, Confissão de fé de Westminster, Catecismos maior e menor de Westminster. São documentos escritos por homens de Deus para ensinar os cristãos e para promover a unidade das igrejas que adotam tais confissões. Porém, é óbvio que esses documentos históricos não estão na mesma posição de autoridade da Bíblia, mas são fundamentados e baseados nela. Eles resumem e interpretam os ensinamentos da Palavra de Deus.

Dr. Bierma nos dá 4 razões da importância das confissões para a igreja cristã. (1) elas servem para promover unidade, pois são afirmações do que os crentes que congregam em determinada igreja crê. (2) Confissões são a identidade da igreja. Elas ajudam a explicar quem nós somos e de onde nós viemos. (3) As confissões são excelentes ferramentas para o ensino e pregação, para instruir novos crentes, crentes antigos e crianças. (4) As confissões funcionam como uma bandeira da ortodoxia. Elas identificam a linha que divide o erro da verdade, o que é certo e o que é errado, o ensino bíblico das heresias. É como se fosse um sinal de alerta para a igreja.

O autor termina sua reflexão fazendo mais uma pergunta: Qual a importância de uma igreja confessional nos dias de hoje? Como resposta, dr. Bierma retoma os principais pontos. As confissões ajudam a dar expressão à unidade da igreja, a identificar quem somos e como entendemos as Escrituras, a ensinar os membros os fundamentos da fé cristã e a evitar os perigos da falsa doutrina.

Nos dias de hoje, precisamos fazer uso das confissões para ensinar os cristãos as bases de nossa fé. Talvez, o maior motivo da saída de tantos jovens, adolescentes e adultos das nossas igrejas, não é a falta de atrativos ou novidades, ou a falta de interesse nas coisas da igreja. Creio que o principal motivo é porque eles não sabem no que acreditam, não sabem no que a igreja crê, não conhecem a identidade de sua igreja e nem sua própria identidade como cristão.  Pense nisso!

Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s