A espiritualidade de Doutor Estranho

doctor-strange-2016-marvel-movies-benedict-cumberbatch-poster-1920x1080Aqueles que procuram ortodoxia cristã no novo filme da Marvel, “Doutor Estranho”, ficarão desapontados. No entanto, não podemos deixar de notar a espiritualidade do filme influenciada pelo Oriente. Afinal, este é o primeiro filme no universo cinematográfico da Marvel a permitir que a fé em algo maior que nós mesmos – em vez da ciência, tecnologia ou habilidade alienígena – seja uma fonte de poder.

Ao sermos apresentados ao Dr. Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), percebemos que ele é um homem que adora o altar da ciência e da razão. Um cirurgião brilhante e arrogante, que tem sua vida arruinada por uma forte batida de carro que danifica severamente suas mãos. Depois de uma série de procedimentos fracassados, Dr. Strange está tão desesperado que viaja para o Tibete em busca de medicina alternativa, eventualmente juntando-se a uma sociedade secreta que pratica as “artes místicas”.

Dirigido por Scott Derrickson, um cristão cujos filmes de terror (O Exorcismo de Emily Rose, Sinistro) ganharam seguidores nos círculos de fé, “Doutor Estranho” pode ser visto como uma testemunha de um outro mundo, que não pode ser explicado por nossa era tecnocrática. Dr. Stephen Strange não é Tony Stark, cuja proeza de engenharia levou à construção do Iron Man; ou Capitão América, cuja força e longevidade são o resultado da experimentação médica; ou mesmo Thor, que é – no fim das contas – um alienígena falível. Dr. Strange é um discípulo, um crente cujos dons vêm de um lugar que ele não consegue explicar completamente.

O ponto forte de “Doutor Estranho” como filme é a maneira como ele visualiza essa noção de espiritualidade. Depois de muito “estudo e prática” (um processo que evoca a devoção religiosa), Dr. Strange aprende como acessar outras dimensões – incluindo uma dimensão espelhada, que se parece com o nosso mundo, mas é maleável para aqueles que podem conjurar os feitiços adequados. Em uma das imagens mais notáveis do filme, uma catedral da igreja é desdobrada do interior pelo vilão do filme, um símbolo de fé sendo contorcido em outro. Em uma outra cena, o horizonte de Manhattan é virado de dentro para fora como um cubo mágico invertido.

Os portais que são abertos para acessar as várias dimensões em “Doutor Estranho” parecem círculos de chamas flutuando no ar. Uma vez que esta é uma história de origem, Dr. Strange ainda é um estudante dessas artes místicas e, portanto, ele nunca sabe certamente onde os portais que ele encontra (ou mesmo evoca) o levarão. Isso trouxe à mente as palavras de Paulo em 1 Coríntios 13, que descarta o que sabemos em favor de uma nova realidade que, pelo menos neste momento presente, parece obscura:

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. (1 Coríntios 13:8-12)

Esqueça tudo o que você acha que sabe”, Dr. Strange ouve no início de seu treinamento. Em um universo da Marvel que até agora atendeu ao chamado do humanismo secular, bem como da veneração de todo tipo de ciência e tecnologia, este é um conselho um tanto quanto estranho.

Thiago Machado Silva. Baseado na reflexão de Josh Larsen.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s