Cristo pode o que a Educação não pode

socrates3Para Sócrates, a causa e a essência do pecado consiste apenas na ignorância. Ninguém é mal por natureza, as pessoas precisam aprender o que é bom e viver de acordo com isto. Na visão de Sócrates, portanto, tudo o que o ser humano (que é bom por natureza) precisa é de educação, para que ele aprenda a praticar as boas virtudes e viver bem.

Herman Bavinck, fundamentado na Bíblia, afirmou que o pecado está tão enraizado na natureza humana, que não tem como ele ser vencido apenas pelo conhecimento. Somente a educação não basta.
 
Muitos hoje (até mesmo muitos cristãos) adotam a visão socrática e colocam a solução da humanidade na educação. Para os adeptos dessa visão, a educação é a solução para todos problemas e tem o poder de redimir o ser humano. Não estou dizendo que a educação não seja importante. O povo precisa de conhecimento e de uma boa formação. A educação é essencial para um povo que deseja crescer e florescer. Porém, ela não é a salvação para os pecados da sociedade, pois se assim fosse, Cristo não precisaria ter sido crucificado pelos nossos pecados para nos redimir e nos salvar. Bastariam as escolas e universidades.
 
O fato é que o pecado está tão enraizado em nosso coração, que somente a educação, por melhor que seja, não é capaz de lidar com ele. As escolas e universidades podem, no máximo, tornar pecadores miseráveis em pecadores miseráveis mais inteligentes. Somente Cristo pode nos libertar das garras do pecado. Somente Cristo é capaz de nos redimir, nos salvar e nos tornar pessoas melhores. Ou seja, o homem pode alcançar o grau mais elevado de conhecimento e educação que o mundo pode oferecer, mas se ele não conhecer a Cristo e não estiver unido à Ele, vai continuar pecador, mau e necessitando de alguém que o redima e transforme.
Thiago Machado Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s